O deputado federal Hidekazu Takayama (PSC/PR) conseguiu aprovar mais uma emenda ao Orçamento da União destinada ao município de Umuarama, contemplando a área da saúde. Atendendo a um pedido do vereador Noel do Pão, encaminhado pelo pastor Perci Fontoura, o parlamentar conseguiu incluir R$ 200 mil em recursos do Fundo Nacional de Saúde (FNS) para apoio à manutenção de Unidades Básicas de Saúde (UBS), que são a porta de entrada dos pacientes no Sistema Único de Saúde (SUS).

A notícia foi muito bem recebida pelo prefeito Celso Pozzobom, que destaca o setor como uma de suas prioridades. A saúde é uma das áreas que mais consome recursos no orçamento do município, além dos repasses obrigatórios feitos pelo governo federal – por meio do Ministério da Saúde – e do governo estadual.

“Todos os meses a Prefeitura precisa complementar as despesas do setor, dada a grande demanda de serviços desde a atenção básica até a média e alta complexidade. Por isso, qualquer recurso adicional que conseguimos é muito importante, pois reduz um pouco a necessidade de investir recursos próprios”, explicou o prefeito, agradecendo ao apoio do deputado. “O Takayama tem se mostrado um grande parceiro de Umuarama junto ao governo federal, por isso somos muito gratos”, completou.

O prefeito também agradeceu o apoio que vem recebendo da Câmara Municipal e, neste caso, a solicitação feita pelo vereador Noel do Pão, que trouxe um benefício importante para o município. “São R$ 200 mil a mais para o custeio da Saúde, um dos setores mais sensíveis para a população”, encerrou Pozzobom.