A eleição para a nova diretoria do Conselho de Segurança de Umuarama deverá acontecer no próximo dia 5 de julho. O edital para a formação das chapas  foi publicado nesta quinta-feira dia 11 de maio  no Jornal Umuarama Ilustrado. Conforme o documento enviado pela Polícia Militar, podem ser candidatos qualquer pessoa  acima de 18 anos e que estude, resida ou trabalhe em Umuarama e que não tenha antecedentes criminais. 
A inscrição das chapas estará aberta a partir do dia 15 de junho e poderá ser protocolada através de requerimento na Casa dos Conselhos, na avenida Apucarana, 3640, na área central. As chapas podem ser inscritas até ás 17 horas do dia 30 de junho. 
A composição tem que ter candidatos para os cargos de presidente, vice-presidente, primeiro e segundo secretários e primeiro e segundo tesoureiros, além de três membros para o conselho fiscal. A direção é feita em parceria com as polícias Militar e Civil.

O que é um CONSEG?

A definição de CONSEG (Conselho Comunitário de Segurança), se encaixa perfeitamente à orientação do art. 144 da Constituição Federal do Brasil, quando diz que a preservação da ordem pública é dever do Estado, porém, direito e responsabilidade de todos. Contudo, a ideia do Conselho Comunitário de Segurança surgiu para criar um espaço onde todos poderiam se reunir e pensar estratégias de enfrentamento dos problemas de segurança, tranquilidade e insalubridade da comunidade, orientados pela FILOSOFIA DE POLÍCIA COMUNITÁRIA.
O Conselho Comunitário de Segurança é uma entidade de apoio às polícias estadual. Em outras palavras, são grupos de pessoas de uma mesma comunidade que se reúnem para discutir, planejar, analisar, e acompanhar as soluções de seus problemas, o qual se reflete na segurança pública. São meios de estreitar a relação entre comunidade e polícia, e fazer com que estas cooperem entre si.
Cada CONSEG realiza reuniões ordinárias mensais, normalmente no período noturno, em imóveis de uso comunitário, segundo uma agenda definida por período anual. A Secretaria da Segurança Pública tem como representantes, em cada CONSEG, o Comandante da Polícia Militar da área e o Delegado de Polícia Titular do Distrito Policial.
Sua legitimidade tem sido reconhecida pelas várias esferas de Governo e por institutos independentes, o que permite afirmar que os CONSEGs representam hoje, a mais ampla, sólida, duradoura e bem sucedida iniciativa de Polícia orientada para a comunidade em curso no Brasil.

Quais os objetivos dos CONSEGs?

• Integrar a comunidade com as autoridades policiais, com as ações que resultem na melhoria da qualidade de vida da população;
• A comunidade propor às autoridades as definições de prioridade na Segurança Pública na sua região;
• Articular a comunidade visando a prevenção e a solução de problemas ambientais e Sociais;
• Fazer com que a comunidade interaja com as unidades policiais tendo em vista a resolução de seus problemas.

Quem participa?

Para que os CONSEGs consigam fazer um bom trabalho na prevenção e no combate ao crime é necessário firmar parcerias, essas parcerias são feitas com "os seis grandes", eles são órgãos e entidades que podem facilitar o trabalho dos CONSEGs.

1- As polícias - Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal;
2- A Comunidade - Pessoas da comunidade, que trabalhem, residam ou estudem;
3- As autoridades cívicas eleitas - Prefeitos, vereadores, deputados e entre outros;
4- Empresários - Empresas pequenas, médias ou grandes que estejam localizadas na comunidade;
5- Outras instituições - ONGs, igrejas, escolas, associação de moradores, clubes de serviços, conselho tutelar, regionais da prefeitura, secretarias municipais e estaduais, guarda municipal, entre outros;
6- A mídia - Rádios locais, jornais locais, emissoras de televisão, entre outros.
Organização Social
A principal função de um CONSEG é a organização da comunidade que representa. Tem também como objetivo básico a busca da solução para problemas que afetam a comunidade, buscando a sua auto-suficiência.
A capacidade de organização de uma comunidade é fator determinante para seu progresso. Assim quanto mais autossuficiente e capaz de se organizar na busca de satisfação de suas necessidades, mais rapidamente obterá níveis ótimos de paz social.
Para isso, o CONSEG é uma grande ferramenta de organização social e de exercício de cidadania.

Quem ganha com os CONSEGs?

A Comunidade - porque os Conselhos proporcionarão mais segurança e integração, ou
seja, uma melhor qualidade de vida;
A polícia - pois pode contar com a ajuda da comunidade, facilitando seu trabalho e tornando-o mais eficaz;
Você - porque esta é uma maneira de ter mais segurança pra você e sua família.

O que é Polícia Comunitária?

É uma filosofia e uma estratégia organizacional que proporciona uma nova parceria entre a população e a polícia. Esta parceria está assentada na premissa de que polícia e comunidade podem e devem trabalhar juntas para identificar, priorizar e resolver problemas de segurança pública, em suma, significa um policial mais próximo da comunidade, que interaja com ela, conheça os problemas locais e a ajude a resolvê-los.