Hoje se comemora o quarto aniversário do 25º Batalhão da Polícia Militar de Umuarama. O evento contou com a presença de várias  autoridades locais e regionais .

A cerimônia foi conduzida pelo tenente-coronel Agnaldo Letrinta, comandante da unidade.

O 25° Batalhão de Policia Militar foi criado pelo decreto nº 10.006, de 29 de janeiro de 2014 e instalado pessoalmente pelo governador Beto Richa em 04 de abril do mesmo ano. Sua área de atuação abrange 17 municípios, sendo uma das unidades mais recentes da PMPR. Respondeu como primeiro comandante o major Enio Soares dos Santos, que recentemente foi transferido para o 4° Batalhão em Maringá, promovido a tenente-coronel ainda no comando do 25° Batalhão.

Na solenidade aconteceu a entrega de homenagem de policial destaque do mês ao soldado Cleberson, da cidade de Douradina. Também foi realizado o juramento dos novos oficiais militares, que alcançaram o posto de 2º Tenente.

O tenente-coronel Letrinta aproveitou a oportunidade para dizer que, apesar de estar há pouco tempo no comando da unidade, se sente muito bem acolhido por toda a comunidade. O comandante agradeceu a presença do tenente-coronel Enio Soares e por seus quase três anos de atuação à frente do Batalhão, além de outro longo período como comandante da 5ª Companhia Independente. E ainda agradeceu o empenho de todos os policiais dos 17 municípios da área de abrangência, por todo esforço e dedicação em prol da segurança dos cidadãos.

O prefeito de Umuarama, Celso Pozzobom, agradeceu a presença constante da PM nas ruas da cidade, destacou a importância da integração entre as forças e segurança e informou que sempre estará à disposição para apoiar a corporação.

Investimentos

Também presente na cerimônia, o coronel Antônio Roberto dos Anjos Padilha, do 3º Comando Regional da Polícia Militar, anunciou investimentos do Governo do Estado nas unidades da PM.

Padilha informou que serão entregues carabinas 556 para várias unidades da PM, submetralhadoras 9mm em grande quantidade para a região, além de coletes balísticos – foram adquiridas entre 700 e 800 unidades e estão em fase de licitação mais 5 mil coletes para distribuição em todo o Estado.

O coronel também confirmou a entrega de algumas viaturas nos próximos dias, adquiridas com recursos de emenda parlamentar e em breve outros veículos que estão sendo licitados. “Sabemos da defasagem de efetivo no 25º Batalhão, que precisa ampliar o pessoal em cerca de 40%. O Governo já autorizou a contratação de remanescentes e estamos tentando trazer mais uma ou duas escolas de formação de soldados para a região, visando reduzir esse déficit. Minhas prioridades neste momento são as regiões de Umuarama e de Paranavaí”, declarou Padilha.