A Prefeitura de Umuarama selecionará, por meio de licitação, uma empresa para elaborar projetos de arquitetura para requalificação urbana, melhorias e adaptação de infraestrutura das avenidas Tiradentes e Londrina e praças Gastão Vidigal, Miguel Rossafa e Portugal. A melhor ideia será escolhida em concurso público de abrangência nacional, visando a revitalização de toda extensão dessas vias públicas de grande movimento, bem como dos logradouros existentes no percurso.

O concurso é uma iniciativa da Prefeitura, que em conjunto com outras ações busca a melhoria da infraestrutura urbana, a fim de assegurar maior segurança, conforto e qualidade de vida à população. “O concurso selecionará as melhores propostas de arquitetura e urbanismo, em formato de estudo técnico, apresentadas por pessoa jurídica de direito privado. Buscamos ideias e soluções de intervenções para dar um novo aspecto à principal entrada da cidade. O prefeito Celso Pozzobom quer uma avenida rápida e ao mesmo tempo funcional e segura, para quem chega a Umuarama, evidenciando o potencial progressista da nossa cidade”, disse o secretário de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos, Isamu Oshima.

O secretário informou que o município contratará o vencedor do concurso, a título de premiação, pelo valor máximo de R$ 154,7 mil para a elaboração e fornecimento dos projetos básico e executivo para a área selecionada. “O concurso é de âmbito nacional, aberto a profissionais habilitados de todo o país. Esperamos ideias e conceitos inovadores para a fluidez do trânsito, harmonia com o ambiente e segurança para pedestres e ciclistas, além de embelezar a nossa principal via de acesso, acrescentou.

O prefeito Celso Pozzobom destacou que a importância da via para a mobilidade urbana. Ela permite acesso pela rodovia PR-323 (das regiões de Maringá e guaíra, Mato Grosso do Sul e Paraguai) e PRs 482 e 580 às principais artérias de tráfego urbano, como as avenidas Paraná, Presidente Castelo Branco e Ângelo Moreira da Fonseca, além das avenidas Liberdade, São Paulo, Getúlio Vargas, Maringá, Rotary e Rio Grande do Sul, sem falar em uma infinidade de ruas.

O município já conta com os recursos assegurados para as intervenções. “Creio que devemos alargar as faixas de rolamento, recapear o pavimento com uma grossa camada de asfalto, modernizar a iluminação e a sinalização, além de remodelar os canteiros e praças ao longo das avenidas. Haverá um cuidado especial com a acessibilidade aos deficientes físicos e com a segurança, de modo geral. O projeto pode contemplar, inclusive, melhorias no sistema de drenagem pluvial, visto que a Tiradentes tem trechos de grande declive”, acrescentou Pozzobom.

As informações necessárias à elaboração dos estudos preliminares estão disponíveis aos profissionais interessados desde o último dia 22, no endereço do concurso na página da Prefeitura (www.umuarama.pr.gov.br). O período de inscrições vai de 8 de março às 23h59 do dia 8 de abril. Os candidatos deverão preencher e enviar o formulário de inscrição disponível no site do município e a taxa é de R$ 100,00.