Por uma semana, entre os dias 6 e 14 de dezembro, a Prefeitura – por meio das secretarias municipais de Esporte e Lazer (Smel) e da Educação – realiza mais uma edição dos Jogos Infantis de Umuarama JIU's), que neste ano devem contar com a participação de todas as 22 escolas da rede municipal de ensino. O número de participantes devem chegar aos 2.200 alunos/atletas, na faixa dos 8 aos 12 anos, nos gêneros masculino e feminino.

As disputas começam nesta quarta-feira, 6, nas dependências dos ginásios de esportes Professor Amário Vieira da Costa e Mario Oncken, 8h30 às 11h30 na parte da manhã e à tarde das 13h30 às 16h30. Porém o cerimonial de abertura foi marcado para o próximo sábado, 9, com a participação de diversas autoridades locais no Ginásio Amário Vieira da Costa.

O prefeito Celso Pozzobom apoia a realização dos jogos infantis e destaca, entre os objetivos gerais, a oportunidade que a competição propicia para o surgimento de novos talentos esportivos, priorizando os valores educacionais. “Esporte e educação são duas atividades que devem caminhar juntas, proporcionando o desenvolvimento intelectual, físico e comunitário dos nossos alunos. É uma satisfação poder realizar esta competição, que envolve nossas equipes das Secretaria de Educação e também da Smel, movimentando mais de 2.200 crianças”, comentou.

O diretor de Esporte e Lazer, Jeferson Gabriel Ferreira, lembra outros objetivos da competição. “Os JIU's buscam congregar alunos e profissionais da rede pública e privada de ensino, propiciando intercâmbio social e esportivo, e promover jogos de cunho educacional, através de várias modalidades, dando oportunidade de participação a um número maior de alunos”, afirmou.

Outra finalidade é desenvolver nos alunos o interesse pelo esporte a partir de jogos lúdicos com fins educativos e formativos, “dando continuidade ao processo pedagógico vivenciado nas escolas, principalmente durante as aulas de Educação Física”, lembra a secretária de Educação, Maria Clory Zanferrari. Haverá disputas em oito modalidades, nos naipes masculino e feminino.