“Corpus Christi – Festa da Unidade e da Solidariedade”. Sob este título deverá ser inserido no Calendário Oficial do Estado do Paraná o evento de Corpus Christi, comemorado anualmente em vários lugares do mundo.  A proposição é do deputado estadual Evandro Araújo, por meio do Projeto de Lei 760/2017 que tramita na Assembleia Legislativa do Paraná.

Apesar de ser feriado nacional, o evento promovido e organizado pela Arquidiocese de Curitiba tem resgatado aspectos importantes à sociedade na capital: fé, solidariedade e cultura. De acordo com o autor do projeto, “esta celebração do Corpo de Cristo traz grandes benefícios para o Estado, configurado como atrativo turístico. Por ser uma festa tão popular da nossa cultura, isso faz com que o Paraná seja uma referência no turismo.” 

Ação solidária - O Corpus Christi curitibano possui uma grande riqueza cultural adquirida pela confecção do famoso “tapete”, que ao passar dos anos tornou Curitiba uma referência cultural para o feriado em todo o país. Daí a sua importância artística e turística.  A partir de 2018 o evento também passará a contar com um aspecto social, empregado agora de forma melhor organizada e que irá gerar mais resultados concretos: uma caminhada visando a unidade e a solidariedade, através da arrecadação em massa de alimentos e agasalhos para o inverno curitibano.

Estimando o público real de cerca de 100 mil pessoas, em média, que participa todos os anos, esta arrecadação que será entregue à Fundação de Ação Social, Ação Social do Paraná, Provopar e instituições católicas, poderá se tornar um recorde no país.