Umuarama e região estiveram presentes no 24º Salão Paranaense de Turismo, realizado entre 26 e 28 de abril, na Expo Unimed, em Curitiba. A Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo foi representada pelo chefe da Divisão de Turismo, Anderson Arilson de Freitas, que distribuiu materiais divulgando as atrações e o potencial turístico do Noroeste do Estado, mais especificamente da região denominada Corredores das Águas.

Na última semana, o prefeito Celso Pozzobom e o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Douglas Bácaro, receberam os empresários premiados com o selo de excelência na qualidade de produtos e serviços, dentro do projeto de promoção do turismo regional. Oito empresas de Umuarama foram certificadas – três na área de turismo, duas em alimentos e três em boas práticas.

O único pesqueiro do Paraná que recebeu o certificado foi o Recanto do Peixe, que alcançou excelência em qualidade tanto nos alimentos e produtos servidos, quando no atendimento e na infraestrutura. Na parte de turismo, também foram premiadas – além do pesqueiro – a Cantina Biodere e o Kizuná Restaurante Oriental. No setor de alimentos, receberam certificação as empresas Dudota Doces e Frios Mimosa. Já o selo de boas práticas foi conferido às empresas Le Petit Cheri, Restaurante Dumont e Hellmas.

A pauta de turismo continua aberta e nesta quinta-feira, 10, haverá reunião do trade turístico de Umuarama e região a partir das 9h, no Ibis Hotel, para tratar sobre cursos, capacitações, organização do trade, Fórum G11, Fundo Municipal de Turismo e outros assuntos. “Contamos com a presença de todos os envolvidos nessa nova vertente que ganha força na nossa economia, bem como lideranças e empresários interessados em adentar a esse nicho promissor do mercado local e regional”, convidou o secretário Douglas Bácaro.

Este é justamente o próximo passo nesse setor, de acordo com o secretário. “Vamos estruturar o Umuarama e Região Convention & Visitors Bureau, denominado Instituto Umuarama de Turismo & Eventos, dar continuidade às ações do Conselho Municipal do Turismo, estruturar o fundo municipal do setor e consolidar o trade turístico, organizando os atrativos em um portfólio regional”, completou.

SALÃO PARANAENSE

Em Curitiba, Anderson de Freitas divulgou aos visitantes do Salão Paranaense de Turismo impressos e informações sobre as atrações regionais. “Distribuímos muitos exemplares do mapa institucional do município, do mapa do IBGE, o portfólio de Umuarama e também materiais promocionais de cidades e de empresas ligadas ao trade turístico, buscando atrair as atenções para os nossos atrativos”, explicou.

Para o prefeito Celso Pozzobom, além de centralizar o atendimento aos visitantes que venham conhecer pontos turísticos da região, Umuarama precisa demonstrar o seu potencial de recepção e excelência na oferta de produtos e serviços para os turistas. “As perspectivas são as mais favoráveis. Podemos citar a ampliação do aeroporto e a consolidação de voos comerciais, melhorias na infraestrutura que estamos realizando no município, a possibilidade de início da duplicação da PR-323 ainda este ano, projetos que temos para duplicar os acessos à cidade”, destacou o prefeito.

Pozzobom citou ainda a urbanização da Avenida Tiradentes, “nossa entrada principal”, e a entrega do Centro de Eventos ainda neste ano, bem como a conclusão do shopping. “Tudo isso é importante para podermos investir forte no turismo de eventos, de negócios, na gastronomia e em parcerias com os municípios vizinhos para enfim fazer deslanchar o turismo em nossa região”, completou.