O ano começou difícil para os municípios da região de Umuarama. As fortes chuvas danificaram estradas, ruas e alagaram casas. Icaraíma, Ivaté, Nova Olímpia e Tapira são algumas das cidades que registraram pontos de alagamentos.No município de Ivaté, a Ponte do Rio dos Índios, que havia sido reformada em dezembro, foi danificada e parcialmente interditada novamente, por conta do acúmulo de água e lama.Na tarde de quarta-feira (3), a Defesa Civil de Icaraíma iniciou uma avaliação dos pontos que foram afetados na cidade. De acordo com o coordenador municipal da Defesa Civil, Idemar Monteiro, as estradas rurais da cidade foram as mais prejudicadas pelo mal tempo. “Com esse volume de chuva, as estradas foram bem danificadas. Dá pra passar, mas precariamente”, afirmou. Ainda em Icaraíma, a força da enxurrada também fez estragos e arrancou uma tubulação próxima ao Ginásio de Esportes.

Em Nova Olímpia, a 47 quilômetros de Umuarama, parte do muro de contenção do Estádio Municipal foi destruído pela enxurrada. O chefe de Gabinete da Prefeitura da cidade, Vilson Farina, informou que os prejuízos estão sendo analisados e os reparos devem começar com a estiagem.

A situação ainda ficou pior em Tapira, onde a água rompeu a represa da água do Facão e danificou uma estrada rural. Além disso, a rodovia PR-576 teve parte da pista rompida e está interditada. O coordenador da Defesa Civil da cidade, Paulo Vitor Freitas, informou que o trajeto está sendo desviado por um caminho alternativo.