A empresa que opera o transporte coletivo urbano de Umuarama entrou em contato com a administração municipal, na manhã de quinta-feira, 24, para comunicar alterações nas linhas, necessárias em virtude dos protestos realizados pelos caminhoneiros, que estão bloqueando rodovias e impedindo o transporte de combustíveis. Linhas de reforço serão suspensas a partir desta sexta-feira, 25, algumas rotas terão ônibus reduzidos e outras, de grande movimento, serão mantidas.

O gerente Wandeley Mitsuo Tsutumi esteve com o secretário-chefe de Gabinete e Gestão Integrada, Luiz Genésio Picoloto, para apresentar as adequações necessárias para que o serviço não corra o risco de ser suspenso totalmente, nos próximos dias. “Temos reservas de óleo diesel para alguns dias e, operando com linhas reduzidas, podemos estender a circulação da frota por mais tempo”, explicou o gerente. Contudo, não é possível estimar até quando a empresa terá combustíveis para manter os veículos circulando.

“Entendemos a situação que o país enfrenta e os efeitos que o movimento dos caminhoneiros tem causado no abastecimento, impactando o fornecimento de produtos e serviços à população. Em momentos difíceis são necessárias medidas de impacto para manter o funcionamento das estruturas. A população sentirá a redução nas linhas de ônibus urbano e precisará se adaptar e esta situação que, esperamos, dure pouco tempo”, afirmou o chefe de Gabinete do prefeito Celso Pozzobom, Luiz Genésio Picoloto.

De acordo com o comunicado da Viação Umuarama, permanecem com funcionamento normal as linhas Alto da Paraná, Colégio Bento/ Jardim Cruzeiro, D. Pedro I e II, Parque Industrial, Conjunto Sonho Meu, Tarumã/ Aratimbó e distrito de Lovat.

As linhas que serão parcialmente paralisadas – contam com dois ônibus por hora e passarão a ter apenas um veículo – são Aeroporto/ Panorama, Córrego Longe, Conjunto Guarani, Parque Jabuticabeiras, Ouro Branco/ Sol Nascente e São Cristóvão. Já as linhas de reforço serão suspensas, temporariamente, nas seguintes rotas: Jabuticabeiras/ Terminal (nos horários das 6h40 e 7h25); Córrego Longe/ Terminal (6h15 e 7h10); Terminal/ Exposição das 6h35 (será atendida pelo São Cristóvão); Garagem/ UEM (7h15); e Terminal/ Ouro Branco (7h10).

Na parte da tarde, as linhas extras que serão suspensas pela Viação Umuarama, a partir desta sexta-feira, 25, são as seguintes: Terminal/ Tarumã (16h55); Terminal/ Veterinária (17h); Terminal/ Ouro Branco (17h30); Terminal/ Córrego Longe (18h); Terminal/ Jabuticabeiras (18h); e Terminal/ Exposição (18h05.

A volta dos horários normais não tem previsão, pois depende da regularização no transporte de combustíveis que, por sua vez, depende do relaxamento nos bloqueios das rodovias.