O Processo Seletivo Simplificado (PSS) aberto pela Secretaria de Educação de Umuarama prevê oportunidades para a contratação provisória – portanto, temporária – de trabalhadores para o preenchimento das vagas abertas com o afastamento de servidores concursados da rede de ensino, apenas durante o período de afastamento. A orientação é da secretária de Educação do município, Maria Clory Zanferrari. Ela explica que as contratações serão feitas para suprir casos de licença-maternidade, licença-prêmio, afastamento por motivos de saúde, férias e afins.

“Não se trata de concurso público”, reforça a secretária. Portanto não haverá prova, apenas avaliação de títulos, ou seja, não é necessário participar de cursos preparatórios para este processo seletivo.

Para dirimir dúvidas e a possibilidade de má interpretação do edital, a Secretaria de Educação de Umuarama divulgou um esclarecimento explicando como se dará a contratação de professores (para 20 horas semanais), auxiliares de serviços gerais e secretários escolares por meio do PSS. “Além do caráter provisório das contratações, enfatizamos que serão seguidos os ditames estabelecidos no regime CLT, com registro na carteira de trabalho, e ao final do contrato a rescisão será seguida das garantias legais. Deixo claro que, em nenhum momento, haverá demissão de servidores efetivos em virtude da ocupação destes funcionários contratados”, explica Maria Clory.

Todas as informações necessárias estão contidas no edital nº 011/2017, disponível no site da Prefeitura de Umuarama (www.umuarama.pr.gov.br). “Todavia, como temos visto muitas informações distorcidas nas redes sociais e na mídia, diversas dúvidas foram apontadas nos últimos dias, por isso elencamos as mais pertinentes para prestar os devidos esclarecimentos”, acrescentou a secretária.

As inscrições para o PSS serão feitas somente via internet no período de 08/08/2017 a 23/08/2017, e o candidato poderá realizar somente uma inscrição, isto é, a mesma pessoa não poderá se inscrever para concorrer na modalidade de auxiliar de serviços gerais e professor, de maneira concomitante. O candidato deverá estar ciente, no momento da inscrição, que não poderá realizar alterações depois do preenchimento. Caso seja feita mais de uma inscrição, será considerada apenas a última, com data e horário mais recente.

Em nenhuma hipótese, as vantagens dos servidores concursados serão atribuídas aos contratados mediante teste seletivo, além do mais, não haverá reajuste e muito menos acréscimos ao salário fixado no referido edital. No caso de candidata aprovada que, durante a vigência do contrato obtiver uma gravidez, será observada a estabilidade contida no parágrafo primeiro do item 2 do edital.

O candidato deverá atender a todos os requisitos do item 3, de forma especial à alínea “e”, referente a escolaridade exigida – deverá ter em mãos comprovantes dos cursos necessários para candidatar-se ao cargo, todos reconhecidos pelo MEC e com seu xerox autenticado em cartório de maneira legível e sem rasuras, acompanhados do requerimento preenchido e devidamente assinado.

Por se tratar de “provas de títulos”, se o candidato ainda não tiver concluído o curso necessário, automaticamente não estará apto a preencher todos os elementos necessários. Após aprovação da primeira etapa (prova de títulos), todos serão sujeitos a realização pré-admissional para verificar a existência dos requisitos para ingresso na esfera pública. Caso o resultado seja negativo o candidato estará eliminado automaticamente.

“Salientamos, quanto à atribuição de pontos para avaliação de títulos, que será de forma somatória. Por exemplo, o candidato a auxiliar de serviços gerais que apresentar certificado reconhecido do Ensino Fundamental completo, Ensino Médio e Ensino Superior, estará com o total de 90 pontos. Caso o candidato tenha somente o Ensino Fundamental, somará 20 pontos”, explica a secretária Maria Clory. Observa-se que, se o candidato já tiver atuado como auxiliar de serviços gerais ou em cargos equivalentes, serão atribuídos 1,0 ponto para cada ano. A mesma lógica valerá para os demais cargos oferecidos no edital.

Fonte: Secom / PMU

Foto: Intenet